Para saber o dia do pagamento, o segurado pode acessar o portal da Previdência Social na Internet — www.previdencia.gov.br — no link ‘Agência Eletrônica: Segurado’, ‘Tabela de pagamento de benefícios’.

Apesar de nos últimos anos ter sido pago na folha de agosto, o pagamento da primeira parcela do 13º não tem uma data fixa. Por isso, a Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (Cobap) pretende cobrar do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, um calendário fixo de pagamentos.

Calendário fixo

A ideia é que a data seja seguida até o ano de 2015, quando termina o mandato da presidenta Dilma Rousseff. A intenção da Cobap é negociar a antecipação dos depósitos para o mês de julho.

O aposentado José Vieira Beato, 85 anos, que ainda trabalha como barbeiro no Centro do Rio, pretende usar o 13º para ajudar a filha e a neta com despesas domésticas e compra de livros. “Acabo ajudando em com esse dinheiro extra. Não há exatamente onde investir ou gastar nessa altura do campeonato”, diz.

Força Tarefa vai atrás de suspeitos de fraudes no Rio e MG

A Força Tarefa Previdenciária — que reúne a PF, Previdência e o Ministério Público — cumpriu ontem seis notificações judiciais para prestação de depoimento de seis suspeitos de integrarem quadrilha que fraudava o INSS no Rio e em Minas. A operação Pleno Emprego ocorreu em Caratinga (MG) e no Rio. Foram feitas buscas em quatro casas da cidade mineira e em duas no Rio. Os fraudadores criavam falsos vínculos com empresas inativas para requerer aposentadorias fraudulentas.

O Dia